Sobre nós

Somos um grupo de professores e alunos do Agrupamento de Escolas Ramalho Ortigão no Porto. Estamos a desenvolver o Projecto "Da Ribeira até à Foz" , elaborado no âmbito do Concurso Mil Escolas, organizado pela empresa Águas do Douro e Paiva.

O nosso Agrupamento é constiuído por cinco escolas e quatro jardins de infância:

História e apresentação do Projecto

Podes consultar o nosso Projecto aqui!

Este é o cronograma de actividades para 2010-2011.

O Projecto “Da Ribeira até á à Foz” tem como objectivos centrais:

·   Sensibilizar os alunos e as comunidades educativa e local para o uso sustentável da água em todos os aspectos da vida quotidiana, bem como para a necessidade da preservação do ambiente;

·   Identificar os principais problemas ambientais de um troço do rio Douro (da Ribeira até à foz);

·   Propor soluções para os problemas identificados neste troço do rio Douro.

Neste projecto estão envolvidos aproximadamente 160 alunos pertencentes ao 4º e 6º anos de escolaridade os quais têm oportunidade de abordar, sentir e viver esta temática de uma forma interdisciplinar.

A preservação do ambiente e a temática da água são sempre analisadas numa perspectiva global, os alunos participam activamente no diagnóstico dos problemas ambientais e na busca de soluções, sendo preparados como “agentes transformadores”. Para tal, são desenvolvidas actividades lúdico-pedagógicas, nas quais são realizadas actividades de dinâmicas de grupo tais como: jogos lúdico- didácticos, actividades práticas laboratoriais, expressão dramática, entre outras. Estas actividades permitem o desenvolvimento de capacidades e a adopção de comportamentos pessoais e sociais construtivos, adequados ao exercício de uma cidadania socialmente justa, num ambiente saudável.